sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O SUS e eu

Aos poucos vou passar os "melhores" posts do blog antigo pra cá. Esse eu escrevi no dia 19/06/2009:



Bem, hoje o dia não começou bom:
Eu tava numa calçada aqui na rua, mas a sandália escorregou e quando eu fui colocar o pé pra me apoiar tinha um ferro fincado no chão e esse ferro levou uma pedaço da minha unha do dedão esquerdo, então eu tentei me apoiar com o pé direito, mas é desnivelado, aí eu torci o pé direito e caí e ralei o joelho esquerdo.
Legal, ?

Bom, logo a princípio - apesar da imensa dor no pé - levantei e vim pra casa me lavar por que o chão estava com lama, nem me importei que tivessem visto e rido; pois tropeçar, cair, bater, enganchar e afins já é algo que faz parte da minha rotina, se eu não sou desastrada, então não sou eu.
Mas aí o meu pé começou a inchar e a doer num ponto de eu não conseguir andar direito. Comecei a chorar achando que podia ter quebrado.

Lá vou eu falar com o meu pai pra me levar à um hospital, ele diz que leva, mas então lá vem ele e o meu irmão encher o meu saco dizendo que eu tinha torcido o pé por causa do meu peso, fala sério, eu tenho espelho, sei que sou gorda, mas com todas as circunstâncias eu teria me espantado era se não tivesse torcido.
Como meu pai estava atrasado pra o trabalho e há um "suposto" hospital/maternidade que funciona "perfeitamente" e atende pelo S.U.S perto da minha casa, ele me deixou lá, e não me levou pra um hospital do plano.

Entrei pela parte da Emergência, ok.
Dei meus dados:
- Nome?
Elayne.
- Endereço?
- x x x x x x
- Idade?
- 19
RG?
- Aqui.
- O atendimento necessário?
- É pra ver se eu quebrei o pé.
- Tá, mas só tem uma coisa...
- Hã.
- É que não tem ortopedista nem máquina de Raio-X, só tem o clínico geral.
- ¬¬' E agora? (vou te socar filha da puta!)
- E agora... Que vai nele mesmo que ele dá uma olhada.

Assinei um papel e ouvi um: Entre ali e aguarde.
Hã???!!! Essa porra porcaria não é a emergência??? Ah, é! Esqueci que  ao léu do SUS, ó céus!
Esperei uns 30 minutos até que o médico chegasse; quando ele chegou começaram a entrar as pessoas que estavam na fila de espera, 10 minutos depois fui atendida, até que foi rápido.

Falei para o médico bostinha que teve preguiça de se especializar sobre a situação e aí ele diz que eu não quebrei, senão além do inchaço também haveria sangue preso; dei graças a Deus, senão, àquela altura meu pé já estaria bom para a amputação.

Ele anotou umas coisas lá num papel, e me deu.
E eu lá sabia o que fazer com aquilo? Então saí com o papel na mão para o lado de fora da sala de espera da emergência (que patético: uma sala de espera para os paciêntes no setor da emergência) e aí lá vem um cara:

- Já tomou a injeção?
- O.O Não...

Mas por acaso alguém me avisou que eu tinha que tomar?
Ao que me pareceu, para os funcionários mostrarem serviço, todo mundo antes de sair dali tinha que tomar uma injeção.
Lá fui eu pra o lugar de medicação tomar a injeção. Dei o papel com letras indecifráveis para o que eu penso ser uma enfermeira. Ela olhou, pegou uma seringa, uma agulha, um frasquinho de remédio, colocou uns 5ml na seringa.
Mas espera, que injeção era aquela? Poderia até ser veneno e eu morreria sem nem saber a causa.

- É injeção pra que? Para dor?
- É.
- É na bunda viu, ""?
- Ah, legal...

Claro, tudo o que eu queria era mostrar a minha bunda numa manhã de sexta para uma desconhecida que me chama de "". Mas aí ela foi generosa e só aplicou bem ali, onde fica o pneu (de trator no meu caso).

- Espere 20 minutos, viu?
- Tá.

Mas para que? Em fim, esperei 15 e vim embora.
Meu pé ainda tá doendo pra caramba, mas tudo bem.
O que mais me espanta é que por aqui o atendimento daquele lugar é considerado bom.
Mas agora entendi que é porque comparam o atendimento de lá com o dos grandes hospitais emergênciais do centro do Recife.

Esse país precisa de dignidade.
Tudo bem que pra morrer, pra morrer você não precisa de dignidade, você simplesmente morre e pronto, morrer não é uma coisa digna, pois até o mais indigno morre um dia.
Mas pra viver sim, se precisa de dignidade pra mostrar que você vale alguma coisa, que seus esforços durante a vida foram honestos e não foram vãos, mas o que é que esses políticos fazem?
Qual ser humano se sente valorizado com uma coisa dessas?

Odeio os políticos pois eles não fazem política, fazem politicagem.

*Para fins de direitos autorais, declaro que imagens usadas no post foram retiradas da internet e os autores não foram identificados.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...